Cotidiano

Santos conhece a campeã do Carnaval 2019 nesta terça-feira

A apuração será realizada no Teatro Municipal Braz Cubas, com início às 12h. Apenas quatro representantes por escola de samba e a imprensa terão acesso ao local

Da Reportagem

Publicado em 26/02/2019 às 04:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A elite do samba santista conhece sua campeã com a conclusão da apuração do grupo especial / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Chegou a hora da decisão. Após duas noites de desfiles na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste, a Cidade vai saber qual é a escola de samba campeã do carnaval 2019. A apuração ocorre nesta terça-feira (26), no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), com início às 12h. Apenas quatro representantes por escola de samba e a imprensa terão acesso ao local.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Logo após a reunião técnica entre os integrantes da comissão de carnaval e os representantes da Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba (Licess), em que serão definidas possíveis penalizações às escolas de samba que não cumpriram algum item do regulamento durante o desfile, a apuração começa com as notas do grupo 1.

Continua depois da publicidade

Somente a campeã terá direito de desfilar no grupo de acesso em 2020, desde que tenha escore mínimo de 176 pontos. Além disso, todas as cinco agremiações participantes do grupo 1 deverão obter somatória mínima de 170 pontos para garantir o direito de desfilar no próximo ano.

Na sequência, ocorre a apuração do grupo de acesso, que define uma escola que sobe para o grupo especial (campeã) e outra que desce para o grupo 1 (última colocada). Para ter direito ao acesso também é exigida somatória mínima de 176 pontos.

Continua depois da publicidade

Por fim, a elite do samba santista conhece sua campeã com a conclusão da apuração do grupo especial. A vencedora recebe o prêmio de R$ 22 mil e a vice, R$ 11 mil. A última colocada do grupo especial desfila no grupo de acesso em 2020.

Como funciona

Todas as 17 escolas de samba foram avaliadas por 27 julgadores - escolhidos exclusivamente pela Licess -, que avaliam os quesitos bateria, harmonia, evolução, enredo, samba de enredo, fantasia, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente. As notas podem variar de 8 a 10, em escala decimal. Das três notas dadas para cada quesito, a pior é descartada.

Continua depois da publicidade

Para definir o desempate entre uma ou mais agremiações, os dois primeiros critérios, de acordo com regulamento publicado no Diário Oficial, no dia 7 de dezembro de 2018 (https://diariooficial.santos.sp.gov.br/edicoes/leitura/mobile/2018-12-07/1), são a soma de todas as notas atribuídas (considerando inclusive as notas descartadas), e a primeira maior soma constatada por quesito. A ordem de importância dos quesitos será sorteada antes da leitura das notas.

Trânsito

Com a apuração, o trânsito nas proximidades do Centro de Cultura Patrícia Galvão passará por alterações temporárias. A partir das 10h, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) - Santos estará com agentes monitorando a área e, havendo necessidade, poderá implementar bloqueios na Avenida Pinheiro Machado, trecho onde será realizada a apuração das notas.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software